"DESAFIANDO OS LIMITES, DIMINUINDO AS DIFERENÇAS"

SIGA-NOS NO TWITTER, FACEBOOK, ORKUT, FLICKR, GOOGLE+, ÁLBUNS DA WEB DO PICASA,...E PARA FACILITAR SUA NAVEGAÇÃO VEJA AO LADO OS BOTÕES QUE LEVARÁ VOCÊ DIRETAMENTE A ESTAS PÁGINAS...FIQUE A VONTADE PARA COPIAR E COLAR, DISTRIBUIR AOS AMIGOS E SE POSSÍVEL VISITE-NOS PESSOALMENTE SERÁ UMA SATISFAÇÃO PARA NÓS RECEBERMOS SUA VISITA E MOSTRAR-LHES ESTA ESCOLA QUE COM CARINHO E DEDICAÇÃO VEM EDUCANDO, ORIENTANDO, PROFISSIONALIZANDO E OFERECENDO-LHES ASSISTÊNCIA SOCIAL FONOAUDIÓLOGOS,PSICÓLOGOS,PSIQUIATRAS,FISIOTERAPEUTAS,E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, ASSISTINDO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES DESDE SEU NASCIMENTO SEM LIMITES DE IDADE...( APAE DE NOVA AURORA PROTEGENDO E AMPARANDO BUSCANDO A DIGNIDADE E IGUALDADE A TODO SER HUMANO INDEPENDENTE DE SUA CONDIÇÃO FÍSICA OU INTELECTUAL.)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saúde!!! com Dr. Esportes...MINI SEMINÁRIO – OS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Após as cinco palestras sobre o “Uso Racional de Medicamentos e a Propaganda de Medicamentos” proferidas pela Professora Vera Lúcia Pereira de Souza, aconteceu o Mini Seminário, intitulado “Os Benefícios de uma Alimentação Saudável e o Uso Racional de Medicamentos”, para toda a comunidade escolar.
Assim, no dia 23/10/2013, durante o período letivo, aconteceu na Escola Novo Amanhecer – APAE de Nova Aurora as atividades do Mini Seminário, atividade complementar da Implementação do Projeto Uso Racional de Medicamentos e a Propaganda de Medicamentos. 
Participaram do Mini Seminário professores, educandos com deficiência intelectual e múltipla deficiência, funcionários e profissionais da saúde. 
Os temas uso racional de medicamento, embalagens de medicamento, tarja de medicamento, medicamento isento de prescrição, armazenamento de medicamento foram amplamente trabalhados e discutidos entre os participantes do Mini Seminário. 
Esta atividade aconteceu sob a supervisão da Professora Vera Lúcia Pereira de Souza, autora do projeto, e com a coordenação da Professora de Arte Helen Cristine Narciso Linzmeier, que mobilizou os professores, funcionários e educandos, para que acontecesse o Mini Seminário. Com a participação dos professores e funcionários da Escola da implementação do Projeto, mais uma vez demonstrou o quanto as palestras, proferidas pela Professora Vera Lúcia, autora do projeto, modificou o comportamento dos participantes em relação ao uso racional de medicamentos e a analise mais critica em relação às propagandas de medicamentos. 
Foram várias atividades trabalhadas no Mini Seminário. Dentre elas, os cuidados com alimentação, para ter uma melhor qualidade de vida, o uso racional de medicamentos, a atenção às tarjas de medicamentos, as diferenças entre medicamentos genéricos, de referência e similar, as formas farmacêuticas dos medicamentos, a diferença entre medicamento e remédio, os benefícios de alguns remédios caseiros, os benefícios das frutas. Deste modo, ficou bem claro que, por meio de táticas simples e de baixo valor, é possível, sim, promover o uso racional de medicamentos. Também, as profissionais da saúde apresentaram aos participantes do Mini Seminário um vídeo de curta duração, intitulado “Saúde com Dr. Esporte”, com duração de 5’53”. Vídeo interativo com regras saudáveis para se ter uma boa saúde e, quando sem tem uma boa saúde o uso de medicamentos é bem menor. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=gG7Z-0Sy-xU>. 
A Professora de Arte Helen juntamente com as professoras da EJA e os educandos apresentaram um teatro de fantoches, sobre o cuidado com o armazenamento dos medicamentos.
No dia do Mini Seminário o lanche foi de sanduíche natural e a bebida foi o suco verde, feito com couve e suco de laranja.
Observou-se a participação dos educandos com deficiência intelectual e múltipla deficiência durante as palestras e o Mini Seminário, levantando questionamentos e expondo histórias de suas vidas. Os temas aplicados em sala de aula originaram uma grande capacidade de assimilação e um bom aproveitamento das informações adquiridas nas palestras e no Mini Seminário.
Deste modo o projeto possibilitou aos professores e funcionários da Escola Novo Amanhecer, a percepção da necessidade de adequar a linguagem da informação para atingir o educando com deficiência intelectual e múltipla deficiência, desta forma desenvolvendo os materiais com linguagem acessível e clara, tendo como desígnio a sensibilização dos educandos a respeito do Uso Racional de Medicamentos e a Propaganda de Medicamentos e a promoção da saúde. Portanto acredita-se que o conhecimento adquirido pelos educandos com deficiência intelectual e múltipla deficiência será multiplicado para outros educandos, pais, responsáveis e outros de sua convivência, cooperando para a construção de uma sociedade mais organizada para enfrentar criticamente as informações ligadas aos medicamentos.
Assim, o relato dos professores e funcionários no Mini Seminário demonstrou os avanços no conhecimento dos educandos com deficiência intelectual e múltipla deficiência quando debatidos os temas abordados pelo projeto, principalmente relacionados aos Medicamentos e a propaganda de medicamentos.
Abaixo segue algumas imagens fotográficas realizadas durante o Mini Seminário intitulado “Os Benefícios de uma Alimentação Saudável e o Uso Racional de Medicamentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário